14 substâncias que combatem o envelhecimento. Saiba onde encontrá-las
Por Fernanda Iarossi
O envelhecimento do organismo pode ser acelerado com a ação dos radicais livres, que causam a oxidação celular. Além disso, a ação destas moléculas prejudiciais ao corpo também pode prejudicar a memória, afetar o coração, diminuir as funções oculares e desencadear câncer. Para combatê-los, aposte no consumo de alimentos e cosméticos com ação antioxidantes. Conheça alguns exemplos destas substâncias que ajudam a blindar a sua saúde.
Resveratrol Um dos melhores antioxidantes que reduzem o colesterol. Também age como anticancerígeno. Principais fontes: uvas roxas, vinho tinto.
Selênio “Estudos demonstram que esse mineral está relacionado com a prevenção de diferentes tipos de tumores”, comenta a nutricionista Alessandra Coelho. Isso porque o nutriente participa da produção de algumas células de defesa e de enzimas que agem contra os radicais livres. Principais fontes: castanha-do-pará, farelo de trigo, sementes de girassol, milho, ostras.
Outras funções: protege os músculos e as funções do fígado.
Betacaroteno Fortalece o sistema imunológico, previne câncer de mama e favorece o funcionamento dos pulmões. Principais fontes: cenoura, abóbora, beterraba, batata-doce, brócolis, couve, damasco, espinafre, manga, mamão, pêssego.
Outras funções: contribui com a beleza das unhas e dos cabelos e, por se transformar em vitamina A, cuida da saúde da pele e dos olhos.
Zeaxantina Assim como a luteína, age na área dos olhos, reduzindo o risco de infecções e de degeneração macular. Principais fontes: milho, gema de ovo, pimentão amarelo, pera, banana, melão, pêssego.
Outras funções: reforça o sistema imunológico.
Licopeno Previne câncer, em especial o de próstata. Reduz a oxidação do colesterol, prevenindo a formação de placas nas artérias. Principais fontes: tomate, melancia, pimentão vermelho, pimenta vermelha, goiaba, morango.
Outras funções: protege a pele contra os danos que podem ser causados pela radiação ultravioleta.
Catequina Tipo de flavonoide com ação anticancerígena. Principais fontes: chá verde, chocolate amargo, vinho tinto.
Outras funções: acelera o metabolismo de gorduras, colaborando em dietas de emagrecimento, e reduz o nível de colesterol ruim (LDL).
Antocianina Inibe a formação de coágulos sanguíneos que, em excesso, podem se fixar nos vasos, prejudicando a circulação do sangue. Principais fontes: açaí, beterraba, uva, ameixa, cereja, azeitona preta, repolho roxo, cebola roxa, figo, romã.
Outras funções: estimula o funcionamento do sistema imunológico.
Alicina “Quando é digerida, produz ácido sulfênico, composto que reage mais rapidamente com os radicais livres do que os outros antioxidantes”, explica Greice. Previne doenças cardíacas e inibe a formação de tumores do intestino. Principais fontes: alho, cebola.
Outras funções: age como bactericida, antiviral e anti-inflamatório. Ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.
Quercetina Previne tumores, ativa o sistema imunológico e, assim como a alicina, é antiviral e bactericida. Principais fontes: maçã, cebola, alho-poró, acelga, pimenta verde.
Outras funções: protege contra os danos da radiação ultravioleta e contribui com a produção de enzimas que quebram gorduras.
Sulforafano Age no fígado, estimulando a produção de enzimas que combatem substâncias cancerígenas, prevenindo principalmente câncer de cólon e de mama. Principais fontes: brócolis, couveflor, repolho, couve-manteiga, agrião, abobrinha.
Outras funções: contribui com a redução do colesterol e combate bactérias que causam gastrite.
Ácido elágico Auxilia na eliminação de metais pesados e toxinas do organismo. Principais fontes: morango, framboesa, amora, cereja, mirtilo.
Outras funções: previne o envelhecimento da pele, pois a protege contra os prejuízos causados pelo sol.
Vitamina C Também conhecida como ácido ascórbico, protege os vasos sanguíneos contra a formação de placas de gordura nas artérias. Principais fontes: acerola, caju, pimentão, kiwi, mamão, mexerica, laranja, limão, morango, brócolis, couve.
Outras funções: “Participa da absorção de ferro, aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio.
Vitamina E Afasta o risco de doenças cardiovasculares e melhora a aparência da pele. Principais fontes: gérmen de trigo, gema de ovo, oleaginosas (avelã, amendoim, nozes...), abacate, couve, espinafre, rúcula.
Outras funções: “Possui propriedade anti-inflamatória e é um leve anticoagulante. Favorece o metabolismo muscular e a fertilidade”, diz Greice. A vitamina também participa das funções do sistema imunológico.
Zinco Essencial para o sistema imunológico e contribui com a cicatrização de ferimentos e produção de hormônios. Principais fontes: ostras, cereais integrais, peixes.
Outras funções: “Ativa as papilas gustativas e é indispensável para o crescimento saudável de unhas e cabelos”, acrescenta Greice.
Postado por Luciana Villela
Marketing da Liga das Acácias
Nenhum comentário:
Postar um comentário