28 de mar. de 2013

O Significado da Páscoa



Muita gente lembra-se da Páscoa como aquela época em que o chocolate está liberado e o almoço com a família é garantido no domingo de Páscoa. Hoje iremos tratar da importância da Páscoa no calendário cristão, já que esse é o dia mais importante da Igreja. A Páscoa é, segundo a religião, o dia em que Jesus Cristo ressuscitou após ser crucificado e colocado em um sepulcro.

A palavra “Páscoa” provém do vocábulo hebraico pessach. “Pascua”, “Pasqua” e “Pâques” são os nomes que a festa ganhou na Espanha, Itália e França, respectivamente.
E o coelho da Páscoa?








Lebres e coelhos tem nascimentos múltiplos, pelos que se tornaram um símbolo de fertilidade. Os romanos acreditavam que "Toda vida vem de um ovo." Os Cristãos consideram que os ovos são "a semente da vida", e assim são o símbolo da ressurreição de Jesus Cristo. 

Por que razão se pintam e decoram os ovos, não se sabem ao certo. No antigo Egito, Grécia, Roma e Pérsia, os ovos eram tingidos para os festivais da primavera. Na Europa medieval, os ovos eram decorados para oferecer como presente.


No imaginário popular, o coelho é o animal que, na madrugada da Páscoa, esconde os ovinhos coloridos pela casa ou quintal. Ao amanhecer, as crianças poderão procura-los e se deliciarem com os chocolates. Essa lenda foi trazida para a América através dos alemães durante o fluxo migratório do final do séc. XVII.








Quando é a Páscoa?

Algumas dúvidas podem surgir em relação ao dia em que é marcada a Páscoa em cada ano. Bom, para saber quando será a Páscoa, será preciso fazer relação com o Carnaval. Como todos devem saber, a festa mais famosa do Brasil termina na véspera de quarta-feira de cinzas, dia em que é iniciada a quaresma.

Do primeiro dia da quaresma, contam-se os 47 dias seguintes que irão compor o período. O 47º dia será o domingo de Páscoa.

Postado por Luciana Villela

Um comentário:

  1. Parabéns Lu, adorei! Páscoa é renovação, exatamente o que precisamos!

    ResponderExcluir