11 de dez. de 2012

Hoje 11 de dezembro - Dia do Engenheiro e do Arquiteto



Profissionais que transformam sonhos em realidade.



Em 11 de dezembro de 1933, regulamentou-se no Brasil a profissão de engenheiro, e em virtude desse fato, instituiu-se a celebração do dia desses profissionais, os nossos arquitetos e engenheiros.

IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, tem como objetivo o relacionamento com os profissionais da construção através da divulgação de conceitos, tendências, produtos, tecnologia e tudo o que possa colaborar para o desenvolvimento desses setores fundamentais em nossa sociedade, e não poderíamos deixar essa data tão importante passar sem o destaque merecido. “ “A arquitetura é música petrificada”, segundo Goethe, e temos um imenso orgulho em participar, de uma forma modesta, para o desenvolvimento de nossa arquitetura, que através do brilhantismo de seus profissionais, arquitetos e engenheiros, tem conseguido reconhecimento em várias partes do mundo. São esses profissionais que elaboram planos e projetos, definindo materiais, acabamentos, técnicas e metodologias desenvolvidas na construção. São eles que executam obras e serviços, e prestando serviços de consultoria, ainda fiscalizam. Somos um país ainda jovem, e se há muito pouco tempo, ainda éramos uma sociedade de charretes, paralelepípedos e saudades, hoje somos um país moderno, com obras em nossa arquitetura que mesclam ousadia, criatividade e está plenamente atenta para os atuais desafios de nosso mundo : a sustentabilidade e a acessibilidade.

Desenvolver, criar, mas acima de tudo servir ao cliente, e respeitar as necessidades de não somente manter, mas contribuir para a restauração de nosso mundo, podendo preservá-lo para nossas futuras gerações.

Uma grande construção!

Casas, edifícios, hospitais, escolas, igrejas, pontes, estradas. Mas afinal quem constroí tudo isto? É o engenheiro. Ele é responsável por todas as etapas de uma construção. Antes de iniciar o seu trabalho precisa de um projeto para que possa executá-lo.
O arquiteto é responsável por projetar e planejar o que será construído. Ao projetar uma casa, por exemplo, o arquiteto define a área total, o número de quartos, a disposição dos banheiros, e até a posição do fogão, da geladeira e da pia da cozinha.
Só após o projeto definido o engenheiro inicia o seu trabalho de realização. Nossa quanto trabalho, não é mesmo?! É turma, não é brincadeira não, um bom profissional precisa saber muita matemática, cálculo e física para que a estrutura da obra esteja firma e sólida sem risco de qualquer imperfeição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário